P: Quem detém os direitos do meu ebook?

R: O autor detém sempre os direitos de autor /copyright. No entanto se nós editarmos o livro, deteremos os direitos de publicação até ao termo do contrato.

 

P: Que tempo demora o processo de formatar e publicar?

R: A Formatação demora tipicamente duas semanas. Publicar para os bookstores é variável e não temos controle do tempo que cada store requer. Pode demorar até 3 semanas para um livro ser entregue, aceite e publicado numa bookstore.

 

​P: Devo proteger o livro com DRM (Digital Rights Management)?

R: A escolha é sua, mas não recomendamos. Irrita os compradores porque apenas podem ler o livro num único dispositivo e não em vários. A presença de protecção DMR não inibe alguém com intenção de piratear/furtar.

 

P: Necessito do ISBN? Vendem ISBN‌?

R: Não. Nenhumas livrarias requerem que os livros tenham ISBN.

 

Não vendemos ISBNs mas se editarmos o livro e o autor quiser que o ebook tenha ISBN tratamos do processo.

 

P: Posso retirar o livro da venda / deixar de comercializar

R: Sim. Simplesmente contacte-nos que iniciaremos a remoção dos canais de comercialização.

 

P: Necessito de registar o meu direito de autor (copyright)?

R: Não somos qualificados para dar conselhos jurídicos.  A resposta difere de país para país. Normalmente, cada autor detém sempre os direitos (copyright) da obra até ao momento em que um contrato celebrado entre o autor e outras partes estipule o contrário.

 

Fazer o registo do copyright trás muitas vantagens, principalmente se descobrir que alguém pirateou/furtou a obra e a esteja a utilizar para qualquer fim sem a sua autorização.

 

Em Portugal, o registo de propriedade intelectual (obras literárias, artísticas e científicas)  é efectuado pela Inspecção Geral das Actividades Culturais - IGAC  http://www.igac.pt

 

P: É necessário fornecer a capa do livro antes de se começar a formatação?

R: SIM. Entendemos o quanto é difícil coordenar prazos de entregas entre vários fornecedores. No entanto, faremos os possíveis para acomodar a nossa produção se houver atrasos na entrega da capa.

 

P: Quanto é que recebo pelas vendas do meu livro?

R: Recebe 80% do lucro líquido de venda do livro. Como é calculado?

 

Cada livraria retém uma percentagem que varia de loja para loja.  Depois há custos associados ás transacções e o custo do IVA que vai depender do país onde o livro é comprado. Por fim, ainda há uma retenção na fonte (neste caso os Estados Unidos - as livrarias são empresas Americanas).

 

P:  Quando é que recebo o meu dinheiro?

R:  Se o valor devido ao autor for inferior a 100€ enviamos o valor anualmente. Se for superior a 100€ enviamos 90 dias após a venda.

 

P: O meu e-book pode ter cor?

R: Pode, mas tem que ter em conta que há muitos e-readers, como por exemplo o Kindle e o Sony Reader que utilizam E ink que é apenas a preto e branco. Na formatação para qualquer dispositivo que utilize E Ink, a cor será sempre convertida para preto e branco.

 

P: Qual é vosso horário de funcionamento?

R:  9,00 ás 18,00.  Hora de Portugal, de segunda a sexta. Email recebido fora deste horário, será respondido no dia útil seguinte.